Concurso Agência Espacial Brasileira (AEB) 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Agência Espacial Brasileira (AEB)

A Agência Espacial Brasileira – AEB é o órgão responsável por coordenar, formular e executar a Política Espacial Brasileira, operando em um aeroporto na cidade de Alcântara no Maranhão e em uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno no Rio Grande do Norte. Graças a AEB, o Brasil ganhou um papel de destaque no setor aeroespacial na América Latina, ajudando diretamente para que o Brasil entrasse como parceiro no projeto da Estação Espacial Internacional (EE). O Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE) a responsável por organizar e executar atividades espaciais, define a AEB sendo um órgão central e coordenador-geral das atividades.

IMG-1-concurso-AEB

comprar-apostila-concurso

Concurso AEB 2019 Vagas

A Agência Espacial Brasileira – AEB segue em conjunto tecnológico com os programas espaciais mais avançados, seguindo uma política de desenvolvimento. No início da sua jornada nos programas espaciais, a AEB teve grande interesse em cooperar juntamente com os Estados Unidos, porem ouve muitas dificuldades em relação a termos de transferência tecnológica, em questão disso, o Brasil procurou alternativas diferentes do plano original que era a cooperação com o Estados Unidos, ele tentou cooperação em outros projetos, realizando parcerias com a Índia, a Rússia a Ucrânia e a China, e finalmente  no dia 30 de março de 2006,o astronauta Marcos Pontes se tornou o primeiro lusófono e brasileiro a ir para o espaço, onde ficou uma semana na EEI, durante esta viagem, o astronauta Pontes realizou um total de oito experimentos que foram selecionados pela AEB, e pousou dia 8 de abril de 2006 no Cazaquistão, juntamente com a tripulação da Expedição 12.

Concurso AEB 2019 Salários

Para entendermos como foi a criação da Agência Espacial Brasileira – AEB, devemos olhar como se iniciou a pesquisa espacial no Brasil, tal fato aconteceu ainda na década de 60, enquanto o até então presidente Jânio Quadros estabeleceu uma comissão que projetou um programa nacional com foco na exploração espacial. Graças a este trabalho, foi formada em agosto de 1961 o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais – GOCNAE, com cede em São José dos Campos em São Paulo, atualmente denominado Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE. Anos depois na década de 70 foi fundada a Comissão Brasileira de Atividades Espaciais – COBAE, este novo órgão era vinculado ao então Estado-Maior General das Forças Armadas – EMFA, tendo como seu objetivo, acompanhar, coordenar e executar o programa espacial, até que finalmente em 1994, a coordenação do projeto foi passada para a recém criada Agência Espacial Brasileira – AEB, representando uma mudança no comando governamental, por criar um órgão de coordenação central do programa espacial que se subordina diretamente a Presidência da República.

IMG-2-AEB-concurso-publico

Concurso AEB 2019 Edital

O Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, estabelece que fica a cargo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Ministério do Planejamento e Desenvolvimento e Gestão, dar autorização para liberação de novas vagas, e a realização de certame na administração pública federal direta, sendo a AEB uma instituição autárquica e fundacional. Sendo assim, a Agência Espacial Brasileira – AEB, realiza suas contratações através de concursos públicos mediante editais previamente publicados, toda responsabilidade de organização, elaboração e aplicação durante todo o processo seletivo, é de reponsabilidade da Cetro Concursos Públicos Consultoria e Administrativa, conhecida apenas como Cetro Concursos. O Concurso Público com intuito de preenche vagas disponíveis no seu quadro de funcionários, segue o Plano de Carreiras para a área de Ciência e Tecnologia, instituído pela Lei Federal de nº 8.691 de 28 de julho de 1993.

Apostila Concurso AEB 2019

No presado momento, não possui nenhum edital aberto para realização de concurso público, porém, dentre os próximos meses está previsto a abertura de um novo edital, enfatizando que não existe nenhuma data previa, apenas especulações, mas se você está interessado em seguir carreira na ara espacial, este é um ponta pé inicial para a sua preparação. Enquanto não abre o edital, que tal algumas dicas básicas para participar dos concursos públicos da Agência Espacial Brasileira – AEB?

IMG-3-concurso-AEB-edital-inscricoes

Concurso AEB 2019 Inscrições

Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da posse é a primeiro requisito básico, mas isso todos já sabem, outro requisito fundamental, é o previsto no art 137, parágrafo único, da Lei de nº 8.112/1990 que diz respeito ao candidato não ter sofrido nenhuma penalidade incompatível com a posse em cargo público federal durante o exercício de qualquer função pública. Para outras ter acesso em integra a todos os requisitos e editais anteriores, e também acompanhar o lançamento de editais futuros, acesse o site www.aeb.gov.br/acesso-a-informacao/concursos-e-processos-seletivos/ nele você poderá encontrar todas as informações pertinentes aos concursos públicos e sanar suas dúvidas, então fique de olho no próximo edital, e boa sorte.

 

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

Deixe seu Comentário