Concurso Agente Comunitário de Saúde 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Agente Comunitário de Saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde, hoje é considerado parte da Saúde da Família, em algumas cidades onde possuem somente o PACS, esse programa de Agentes Comunitários de Saúde é considerado um programa de transição para a Saúde da Família. Esse programa de grande importância para toda a população, as ações dos agentes comunitários de saúde são orientadas e acompanhadas regularmente por um supervisor, sendo este um enfermeiro, residindo em uma unidade básica de saúde, que deve possuir as principais especialidades medicas, que são clinica medica, pediatria e ginecologia-obstetrícia.

IMG-1-concurso-AGENTE-COMUNITÁRIO-DE-SAÚDE-

comprar-apostila-concurso

Concurso AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE  2019 Vagas

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde remete suas origens ainda nos bem conhecidos Visitadores Sanitários e Inspetores de Saneamento, que ainda eram vinculados ao projeto das campanhas de Saúde pública, que erradicaram a febre amarela e controlaram os surtos de pete bubônica no Brasil no início do século XX. A primeira atuação desses agentes, sendo considerada a primeira experiência dos Agentes Comunitários de Saúde, como uma estratégia abrangente de saúde pública, foi ainda no ano de 1987 no Estado do Ceará, tendo dois objetivos, o primeiro era contribuir para a queda da mortalidade infantil, priorizando a realização de ações de saúde da mulher e da criança, e a outra era criar oportunidade de emprego para as mulheres na área da seca.

Graças ao ACS – gente Comunitário de Saúde, foi ciado o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, no ano de 1991, sendo este, um ato que fazia parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde – SUS, que foi estabelecido por norma constitucional desde 1988. Em 1994, com a criação do Programa de Saúde da Família – PSF, os Agentes Comunitários de Saúde passaram a poder ser encontrados em duas situações, em uma unidade de saúde que ainda não estava organizada com o Programa de Saúde da Família, em uma unidade básica de Saúde da Família fazendo parte da equipe, como membro multifuncional. Até 2008, se encontrava em atividade mais de 204 (duzentos e quatro) mil Agentes Comunitários de Saúde, atuando em comunidades rurais, periferias urbanas e também em municípios altamente urbanizados e industrializados

Concurso AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE  2019 Salários

De acordo com o Ministério da Saúde, entre a proposta de ações dos Agentes Comunitários de Saúde, se encontra:

  • Ter participação nas vidas da comunidade, através principalmente de organizações, criando um estimulo para a discussão das questões relativas a melhoria de vida da população.
  • Sempre estimular a organização comunitária.
  • Dar orientação para a comunidade sobre a utilização adequada dos serviços de saúde
  • Realiza coleta de dados sobre aspectos econômicos, sociais, sanitários e culturais.

Além desses, existe várias outras ações dos Agentes Comunitários de Saúde, nas quis são sempre voltadas para o bem estar físico, mental e social da população.

IMG-2-AGENTE-COMUNITÁRIO-DE-SAÚDE-concurso-publico

Concurso AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE  2019 Edital

Sendo um cargo de estrema importância para a população de todo o Brasil, seus concursos púbicos são sempre muito concorridos, eles são realizados em todas cidades dentro do país, aumentando em grande parte as chances de se ingressar nessa carreira tão importante para a saúde da nossa população.

Quase todos os anos são realizados concursos, ou seja, se você chegar a perder o prazo de inscrição para um concurso público, calma, não se desespere, estude mais e tente não perder o prazo do próximo.

Apostila Concurso AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE  2019

Como estamos no final do ano, o Programa de Agente Comunitário de Saúde não está com nenhum edital de inscrição para concurso público em aberto, mas justamente por ser realizado quase todos os anos, é melhor já ir se preparando para o próximo. Pensando nisso, resolvemos te dar algumas dicas para você se preparar melhor para quando chegar o grande dia.

Primeiro, se tente se informar na prefeitura de sua cidade sobre a disponibilidade de cadernos de questões, acompanhadas de gabarito para dar uma melhorada no seu material de estudo, procure colher todas informações que você poder, se possível, procure os servidores que atuam como agentes comunitários de saúde, garanto que eles lhe darão muitos bons concelhos.

IMG-3-concurso-AGENTE-COMUNITÁRIO-DE-SAÚDE-edital-inscricoes

Concurso AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE  2019 Inscrições

Outra dica importante é procurar um local tranquilo e sossegado para realizar seus estudos, ninguém gosta de ser incomodado enquanto estuda, durma bem e se alimente bem, muitos candidatos tem dificuldade no dia de realizar a prova por nervosismo, e exaustão também, então apesar da grande importância de ter foco nos estudos, lembre-se que você merece um descanso, então separe algumas horas do dia para os estudos, mas saia, se distraia, alivie sua mente para não te sobrecarregar, coma e durma bem, uma mente e corpo saudável pode ser a chave para conseguir muitas coisas.

Se você concurseiro ficou interessado e deseja participar do processo seletivo, acesse o site da prefeitura de sua cidade, e procure a aba sobre os Agentes Comunitários de Saúde, ou você pode também ir diretamente na prefeitura ou na secretaria de saúde de sua cidade e pedir informações sobre concursos públicos, não fique fora dessa corra e a participe. Boa sorte concurseiro, e até a próxima.

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

Deixe seu Comentário