Concurso Assembleia Legislativa BA 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Assembleia Legislativa BA 2019

A Assembleia Legislativa da Bahia, é o órgão que representa o Poder Legislativo através de deputados estaduais da Bahia. Sua sede fica no Centro Administrativo da Bahia – CAB em Salvador, capital da Bahia, desde 1974, contanto com 63 deputados estaduais, seguindo a Constituição do Estado da Bahia de 1989, esses deputados são eleitos pelo voto direto por representação proporcional.

IMG-1-concurso-ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-BA

comprar-apostila-concurso

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2019 Vagas

Ainda na Constituição Imperial de 1824, foi estabelecido a criação de Concelhos Gerais das Províncias, tendo “por principal objeto propor, discutir e deliberar sobre os negócios mais interessantes das suas províncias, formando projetos peculiares e acomodados às suas localidades e urgências”. Na Bahia, o Concelho Geral da Província possuía 21 membros, tendo sua primeira sessão em 1828, até que em 1834 o Ato Adicional à Constituição, deu fim aos Concelhos Gerais da Províncias e criou as Assembleias Legislativas Provinciais, tendo renovação a cada dois anos por intermédio de eleições. Na Bahia em 1858 a Assembleia passou a funcionar ao lado do Poço Municipal, sendo que em 1891, a Assembleia passou a ser bicameral, ou seja, a câmara e o senado funcionavam em dois prédios diferentes, até que em 1947 durante o Estado Novo, o legislativo voltou a ser unicameral ou seja, a câmera e o senado passaram a residir no mesmo prédio.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2019 Salários

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA é um espaço onde os parlamentares realizam discussões e votações sobre proposições, definindo sobre conteúdos de novas leis e da legislação atual do Estado. A Assembleia Legislativa possui comissões, que são nada mais do que grupos de deputados que opinam a respeito de projetos que estão em tramite na ALBA, realizando um serviço de orientação nas votações no Plenário. Além disso, essas estruturações especializadas, servem para realizar estudos, promover visitas, fiscalizar os atos do Governo audiências e debates sobre temas de interesse da sociedade.

Entre as diversas competências da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA esta debater e votar matérias de competência do Estado, como por exemplo os orçamentos, as operações de credito, o sistema tributário, os assuntos relacionados aos servidores e os planos de desenvolvimento. Além disso, é de responsabilidade da ALBA realizar a fiscalização do exercício da administração pelos diversos órgãos do Estado, e promover eventos de possam ampliar o diálogo com a sociedade e a participação popular na definição de políticas públicas. A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA possui inúmeras outras atribuições, na quais se interessado você pode ler todas na integra nos artigos 61 e 62 da Constituição Estadual.

IMG-2-ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-BA-concurso-publico

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA possui um compromisso de transparência com a população exemplo disso é que você cidadão, pode acompanhar todas as atividades da ALBA como:

  • Debates de votações no Plenário e nas comissões
  • Audiências públicas na Capital e no interior
  • Eventos de educação para a cidadania
  • Seminários legislativos
  • Fóruns técnicos
  • Ciclos de debate e
  • Debates públicos.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2019 Edital

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social, recentemente a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA realizou a contratação da Fundação Getúlio Vargas – FGV para que seja elaborado um edital referente a um novo Concurso Público, para este concurso, a ALBA estará disponibilizando um total de 120 vagas no quadro de servidores da Casa, deste total, 54 serão para suprir a demanda de Polícia Legislativa, enquanto as outras 66 vagas restante serão distribuídas entre inúmeros cargos de nível médio e superior. Este concurso está sendo possível graças a aprovação do projeto de lei que prevê a Politica Legislativa, que foi realizada em março deste ano pela Mesa Diretora da ALBA. Em maio foi feito a publicação da Lei nº13.962 que cria a Guarda “O intuito é aumentar a segurança da Casa. A legislação é enxuta, moderna e vai conferir eficiência à área de segurança da Assembleia, pois os funcionários que integrarem esse quadro especializado terão o ‘poder de polícia’” Afirmou o chefe de Gabinete da Presidência, Márcio Barreto.

Apostila Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2019

Entre os cargos previstos, estão os de Polícia Legislativa, taquígrafos, e procurador jurídico. Para o cargo de Polícia Legislativa, está previsto quatro etapas no processo seletivo, sendo a primeira uma prova objetiva, a segunda etapa será de aptidão física, a terceira de avaliação psicológica e por último a quarta etapa que é de investigação social documental, e de acordo com o chefe de Gabinete da Presidência, Márcio Barreto, também será realizado um curso especializado e pioneiro para os candidatos aprovados. Já para os cargos de taquigrafo e procurador jurídico, o concurso será realizado com duas etapas apenas, a primeira etapa será uma prova objetiva e a segunda uma prova pratica. E por fim, para o cargo de procurador, a primeira etapa se dá por uma prova objetiva, e como segunda etapa, a aplicação de uma prova discursiva.

IMG-3-concurso-ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-BA-edital-inscricoes

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2019 Inscrições

Se você concurseiro ficou interessado em uma destas vagas anunciadas, acompanhe o site da ALBA www.al.ba.gov.br/ e fique ligado nas publicações, pois não logo será publicado o edital constando todas as normas e procedimentos para concorrer a uma tão sonhada vaga de servidor público na ALBA.

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

Deixe seu Comentário