Concurso Assembleia Legislativa CE 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Assembleia Legislativa CE 2019

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é o órgão representante do Poder Legislativo do Ceará. Atualmente é composto por 46 deputados eleitos pelo voto direto e secreto da população. Atuando de acordo com a 29º legislatura, que serve para o período de 2015 a 2018, a primeira legislatura foi entre os anos de 1835 e 1837 e era composta com 28 deputados.

IMG-1-concurso-ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-CE-

comprar-apostila-concurso

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2019 Vagas

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem suas origens em 1835, quando no dia 7 de abril daquele ano, o senador José Martiniano de Alencar, que ocupava o cardo de presidente da Província do Ceará, abriu os trabalhos da primeira seção do Poder Legislativo do Ceará. Em sua primeira legislatura, a Assembleia era composta por28 deputados e 7 suplentes. A Assembleia se localizava próximo à Praça da Sé, tendo como seu primeiro residente do Poder o Capitão-Mor Joaquim José Barbosa. No período do regime militar de 1964, o Legislativo estadual teve que se adaptar a Constituição do Estado à nova realidade política brasileira, nesse mesmo período, a Assembleia ganhou sua atual sede, o Palácio Deputado Adauto Bezerra, inaugurado em 1977, na avenida Desembargador Moreira.

No ano de 1871, o Legislativo foi transferido para o chamado Paço da Assembleia, na praça Capistrano de Abreu, e ali permaneceu por mais de um século. Foi neste local onde a Assembleia criou a primeira constituição do Estado do Ceará em 1891, mesmo ano em que foi instituído o Congresso cearense, com Senado e Câmara dos Deputados no Legislativo estadual. O poder Legislativo do Ceará passou em seus mais de 170 anos de existência, inúmeros períodos da História cearense e brasileira, passando desde império até a Republica, sempre sendo uma Casa onde são discutidos os interesses dos diversos segmentos da população cearense.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2019 Salários

De acordo com a Constituição, cabe ao Parlamentar Cearense a apreciação de questões administrativas referentes ao Judiciário, instalar instalar comissões de inquérito para investigar irregularidades na aplicação de verbas públicas municipais e estaduais e comissões especiais para discutir temas específicos de interesse da sociedade, além de votar e aprovar o Orçamento Estadual, o Plano Plurianual do Governo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e os nomes indicados para compor o Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios (TCE e TCM). As funções e atribuições do Legislativo Estadual estão dispostas nos artigos 49 e 50 da Constituição do Estado. Para realizar sua função legislativa, a Assembleia cearense conta com o apoio de 18 comissões técnicas permanentes. Além de analisar projetos e mensagens apresentadas à Casa, as comissões promovem audiências públicas para debater com a população o conteúdo dessas matérias, temas e demandas da sociedade.

IMG-2-ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-CE-concurso-publico

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2019 Edital

Como bem sabemos, a contratação de pessoal para compor e repor o quadro de funcionários efetivos da Assembleia Legislativa do Ceará, é feita por concursos públicos. No momento a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul não possui nenhum edital com período de inscrição em aberto, porém, pensando no melhor para você concurseiro, vou falar um pouco sobre o concurso público anterior e passar algumas dicas de como se preparar para a realização da prova. Primeiro procure concursos públicos anteriores, normalmente você consegue encontrar cadernos de provas e gabaritos, e apesar de normalmente ser ignorados, esses materiais são uma excelente fonte de conhecimento para enriquecer seu material de estudo. Separe todo dia algumas horar exclusivas para o estudo, de preferência em um local tranquilo e confortável, no qual você não sofrerá interrupções, ninguém consegue se concentrar com barulhos e desconforto.

Apostila Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2019

Outra dica interessante a se fazer, e tentar contado com algum servidor que realizou o concurso público anterior, por ele ter entrado a menos tempo, ele poderá saber dizer um pouco mais como funciona todo processo, e lhe dar dicas importante de como melhorar seu material de estudo, mas além de preparar seu material de estudo. Agora algumas dicas importantes sobre as normas básicas para participar do concurso público. Para poder assumir, o candidato deve ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do  1º do artigo 12 da Constituição Federal., estar em dia com as obrigações militares e em pleno gozo dos direitos políticos, Apresentar declaração de que não exerce outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa, ou de direção político-partidária, excetuados os casos admitidos em lei, apresentando, se for o caso, prova de que renunciou ao mandato que lhe houvera sido outorgado ou o substabeleceu, sem reserva de poderes.

IMG-3-concurso-ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-CE-edital-inscricoes

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2019 Inscrições

Se você concurseiro ficou interessado, não deixe de acompanhar as publicações no site da Assembleia Legislativa do Ceará, no site você poderá encontrar informações referente ao próximo concurso assim como dos concursos anteriores, mas fique esperto, não deixe essa oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

 

 

Deixe seu Comentário