Concurso CPTM 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Público do CPTM 2019

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ou como é mais conhecida, CPTM, é uma empresa de economia mista diretamente veiculada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo que foi criada a partir da lei de numero sete mil oitocentos e sessenta e um, do dia 28 de maio de 1992, hoje contando 26 anos de atuação. Criada  a partir de ferrovias  já existentes no estado de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos hoje conta com mais de 90 estações  ativas que percorrem sete linhas , um numero que totabilizam mais de 270 km de malha ferroviária.  Parte da Rede Metropolitana de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos começou, na verdade, junto da primeira ferrovia do estado. Essa ferrovia ligava a cidade portuária de Santos até a capital, passando por Jundiaí. Essa linha ferroviária foi inaugurada em meados dos anos de 1860.

IMG-1-concurso-CPTM

comprar-apostila-concurso

Concurso CPTM 2019 Vagas

Boa parte dessas ferrovias eram de ordem federal, por isso que assumia o controle e explorava a região era justamente o Governo Federal. Outras linhas logo foram incorporadas ao poderio estatal, e assim nasceu uma empresa criada especificamente para explorar esse novo setor. Essa empresa se chamava RFFSA, sigla de Rede Ferroviária Federal. Logo, com o aumento da população e a conseqüente industrialização quase desenfreada que tomou conta das regiões periféricas do estado de São Paulo, o Governo Federal relegou ao Governo Estadual o direito de regulamentar e explorar a região. A partir daí nasceu a FEPASA, sigla de Ferrovia Paulista SA. A partir da FEPASA nasceu ainda a FEPASA DRM, uma subdivisão da FEPASA, mas que lidava única e exclusivamente com o transporte de passageiros na região metropolitana do estado.

Concurso CPTM 2019 Salários

Mais tarde, desta vez já no ano de 1998, a FEPASA e a FEPASA DRM foram incorporadas pela RFFSA, que foi privatizada, que mais tarde foi chamada de EBTU, Empresa Brasileira de Transporte Urbano. Isso durou apenas alguns anos, pois logo foi substituída pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU. A partir daí, a CPTM, que já existia fazia poucos meses incorporou a CBTU, transformando-se assim na maior empresa do setor de transportes públicos de São Paulo.

IMG-2-CPTM-concurso-publico

Concurso CPTM 2019 Edital

Hoje a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos possui uma linha que corta mais de 20 municípios paulistanos (sendo eles São Paulo, Mauá, São Caetano do Sul, Jandira, Barueri, Itapeví, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Caieiras, Mogi das Cruzes, Rio Grande da Serra, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Carapicuíba, Osasco, Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos e outras)  atendendo mais de 2 milhões de usuários ao dia, tendo constantemente superado seu próprio recorde. E embora seja uma empresa de economia mista, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prefere realizar contratações por meio de concursos públicos. Esses concursos públicos normalmente são divulgados a cada 6 anos. Os numero de vagas variam bastante, mas é comum que a empresa normalmente ofereça certames medianos, ou seja, concursos entre 50 e 100 vagas. Se você ficou interessado em fazer da CPTM, nós trazemos as mais recentes informações para você. É só conferir!

Apostila Concurso CPTM 2019

Atualmente não existem nenhum concurso público oferecido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos com inscrições em aberto, mas existe um concurso em andamento. A vaga era emergencial e a contratação imediata. Segundo o que pudemos apurar a vaga era exclusivamente para o cargo de maquinista efetivo. Essa vaga foi disputada no inicio do ano, e conta com quatro fases de seleção. A primeira fase ocorreu com a aplicação da prova teórica, a segunda parte com a aplicação da prova técnica, a terceira se dará mediante a entrega de documentos necessários e quarta, com a entrega de exames médicos. Para essa vaga podiam se candidatar qualquer cidadão desde que tivesse ao menos nível médio. De acordo com esse edital era oferecida apenas uma vaga.

IMG-3-concurso-CPTM-edital-inscricoes

Concurso CPTM 2019 Inscrições

O salário oferecido para essa vaga gira em torno de 2 mil reais base, e as exigências pedem que o candidato tenha disponibilidade trabalhar em todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A prova foi divida em conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. A prova de conhecimentos específicos se dava por meio de noções de eletricidade, magnetismo, eletrodinâmica e etc. a prova de conhecimentos básicos, por sua vez, se dava quase que exclusivamente por meio de questões de língua portuguesa e matemática. A prova continha cerca de 50 questões com diferentes níveis de complexidade.

Atualmente nós não temos como saber quando novos concursos serão oferecidos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, mas podemos dizer que se você deseja trabalhar na CPTM, basta que você comece estudando agora mesmo. Confira os antigos editais sempre que puder, refaça provas anteriores, todas facilmente disponíveis na internet, e comece a treinar para a vaga dos seus sonhos. Entre você e a sua vaga dos sonhos só existe seu empenho. Quanto maior o empenho que você colocar nas suas ações, maiores serão as chances de conquistar o que se deseja e menor a distância entre o você de agora e o você do futuro.

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

1 Comentário - Comente!

Deixe seu Comentário