Concurso MPU 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso MPU 2019

O Ministério Público da União – MPU é um órgão no qual é composto pelo Ministério Público Federal – MPF, o Ministério Público do Trabalho – MPT, o Ministério Público Militar – MPM e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT. Diferente do Ministério Público dos Estados que são regidos pela Lei nº 8.625/1993, o Ministério Público da União é regido pela Lei nº 75/1993. O Ministério Público da União age em defesa da ordem Jurídica, zelando pela fiscalização e comprimento da lei, também defende o patrimônio nacional, o patrimônio público e o patrimônio social, além do patrimônio cultural, do meio ambiente e dos direitos e interesses da coletividade, principalmente das comunidades indígenas, da criança, do adolescente, da família e do idoso, o MPU também age em defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, além de controlar as atividades da polícia, por meio de instauração de inquéritos policiais, na promoção da responsabilização dos culpados além de combater à tortura e os meios ilícitos de adquirir provas, sendo que os membros do Ministério Público da União tem poder tanto para pedir absolvição quando acusar o réu.

IMG-1-concurso-MPU

comprar-apostila-concurso

Concurso MPU 2019 Vagas

Historicamente, o Ministério Público da União tem suas origens ainda no período colonial no Brasil, nessa época, o Brasil estava sob orientação dos direitos lusitano, ainda não existia o Ministério Público, porém as Ordenações Manuelinas de 1521 e as Ordenações Filipinas de 1603 já se referiam aos promotores de justiça, dano a eles o papel de fiscalizar a lei e de promover a acusação criminal, além disso, ainda existia o cargo de procurador dos defeitos da Coroa (defensor da Coroa) e o Procurador da Fazendo (defensor do fisco). Anos depois quando o Brasil já era Republica, o Decreto nº 848 de 11 de setembro de 1890, cria e regulariza a Justiça Federal, dispondo um capítulo sobre as atribuições e estrutura do Ministério Público no âmbito federal. E finalmente em 1951, a Lei nº 1.341 criou o Ministério Público da União, pertencente ao Poder Executivo, no qual era composto pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, Ministério Público Eleitoral e Ministério Público do Trabalho.

Concurso MPU 2019 Salários

Entre os instrumentos de atuação do Ministério Público da União, podemos destacar:

  1. a) promover ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade;
    b) promover representação para intervenção federal nos Estados e Distrito Federal;
    c) impetrar habeas corpus e mandado de segurança;
    d) promover mandado de injunção;
    e) promover inquérito civil e ação civil pública para proteger:
  • Direitos constitucionais,
  • Patrimônio público e social,
  • Meio ambiente,
  • Patrimônio cultural,
  • Interesses individuais indisponíveis, homogêneos e sociais, difusos e coletivos.
  1. f) promover ação penal pública;
    g) expedir recomendações, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública;
    h) expedir notificações ou requisições (de informações, de documentos, de diligências investigatórias, de instauração de inquérito policial à autoridade policial).

IMG-2-MPU-concurso-publico

Concurso MPU 2019 Edital

Seus concursos públicos têm como história a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE denominado Cespe e a Escola Superior do ministério Público da União – ESMPU como sendo as responsáveis por organizar, e aplicar o concurso público, sendo delas toda e qualquer responsabilidade durante todo o processo de seleção. Como o Ministério Público da União não está com nenhum edital referente a inscrição par um concurso público em aberto, mas existe uma previsão para ser feito o lançamento de um novo edital nesses próximos meses, vamos trazer para você algumas dicas de como se preparar para participar desse próximo concurso público.

Apostila Concurso MPU 2019

Uma dica importante é procurar sobre concursos públicos anteriores do Ministério Público da União, muitas pessoas ignoras isso, mas os concursos públicos anteriores são sempre um excelente adicional que pode valorizar muito seu material de estudo, então não os menospreze, procure provas e gabaritos antigos, e se possível, procure contado com alguém servidor que tenha entrado a pouco tempo, eles podem te dar dicas valiosas de como proceder no concurso público. Continuando com as dicas e sugestões, lembre-se de cuidar da sua alimentação, manter uma boa alimentação ira te trazer bem-estar e uma vida mais saudável, assim como mante uma boa rotina de sono, apesar de parecer irrelevante essas coisas, isso irá preparar sua mente para receber todo conhecimento que você estudar, além de evitar o esgotamento físico e mental que dá depois de estudar por horas e também realizar uma prova muito longa.

IMG-3-concurso-MPU-edital-inscricoes

Concurso MPU 2019 Inscrições

Você concurseiro que deseja participar deste concurso público, você deve fazer o acompanhamento das publicações do Ministério Público da União, para que quando for lançado o novo edital, você não perder tempo e garantir a sua vaga nesse concurso. Não fique fora dessa, seja esperto e fique de olho nas datas e locais que o edital constar, até a próxima e boa sorte.

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

Deixe seu Comentário