Concurso PJC 2019 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso PJC 2019

No texto de hoje, nós iremos falar um pouco sobre mais uma instituição policial, desta vez é a PJC, já ouviu falar dela? A PJC ou Policia Judiciaria Civil, é uma função dos órgãos de segurança pública do Estado, que tem como sua principal atividade, apurar as infrações penais civis, e sua autoria por meio da investigação policial, instrumentado pelo Inquérito Policial.

IMG-1-concurso-PJC

comprar-apostila-concurso

Concurso PJC 2019 Vagas

A origem da Policia Judiciaria Civil – PJC no Brasil, se remonta ao ano de 1619, quando os alcaides exercendo suas funções nas vilas da Colônia, realizavam diligências para prisão de malfeitores, sempre acompanhados de um escrivão. Tal função era desempenhada pelos Delegados do Chefe de Polícia, durante o governo imperial, cargo preservado depois da Proclamação da República em 1889, na Polícia Civil do Distrito Federal e nas polícias civis dos demais estados da federação, ate que no amo de 1967, tal função passou para a Policia Civil, na qual se mantem ate hoje.

Concurso PJC 2019 Salários

Agora que falei um pouco sobre a Policia Judiciaria Civil – PJC, vamos falar um pouco sobre os concursos públicos realizados por ela. Para isso, iremos falar sobre a PJC MT, atualmente a instituição não possui nenhum concurso público aberto em período de inscrição, mas calma, diferente do que muitos pensam, as vezes é ate bom tem esse tempo antes da publicação de um edital, pois assim você pode ir se preparando da melhor forma para o grande dia, e pensando nisso, eu separei algumas dicas que apesar de serem bem simples, podem te auxiliar nesta árdua tarefa que é se preparar para um concurso público, então se liga nisso que vou te dizer a seguir.

IMG-2-PJC-concurso-publico

Concurso PJC 2019 Edital

Para começar, vou dize algumas coisas sobre como foi o último concurso público realizado pela instituição. Este concurso público disponibilizou 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador, carreiras que exigem a formação em nível superior. O concurso público foi realizado da seguinte forma:

I – primeira fase:

  1. a) provas escritas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  2. b) prova escrita dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;

II – segunda fase:

  1. a) prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  2. b) avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;

III – terceira fase: exame de saúde, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;

IV – quarta fase: teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;

V – quinta fase: avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;

VI – sexta fase: investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PJC/MT

Apostila Concurso PJC 2019

Como eu havia dito, vou te passar algumas dicas, que apesar de simples, podem ajudar muito a você se preparar, então vamos lá. Uma dica importante e muitas vezes é ignorada pelos concurseiros é tentar procurar uma área especifica e se possível um cargo especifico para quando for fazer o concurso, tendo isso em mente, você poderá filtrar o material de estudo seu, evitando que você perca tempo estudando algo que seria inútil para a área e cargo pretendido, procure também sobre os concursos públicos realizados anteriormente pela PJC MT, você tendo acesso aos editais, cadernos de prova e gabaritos, seu material de estudo ficara muito mais completo e com foto no método de aplicação do concurso na instituição que deseja prestar o concurso.

Continuando com as dicas, algo também importante e ignorada, é manter uma rotina fixa de alimentação, sono e estudo, você tendo uma rotina fixa de alimentação, te dará mais disposição e animo para estudar, além de preparar eu corpo para aguentar a exaustão de demorar horas realizando uma prova, da mesma forma que manter uma rotina fixa de sono ajudara a manter sua mente mais tranquila, sem correr o risco de se sobrecarregar, podendo assim focar sem medo nos estudos, mas cuidado, foque nos estudo mas não viva em questão disso, pode acabar te atrapalhando, então forme uma rotina de estudo, separe algumas horas por dia, 2 ou 3 horas já seriam o suficiente, nesse período, procure um lugar calmo e sossegado e foque nos estudos, mas sempre dando pequenas pausa para não se sobrecarregar.

IMG-3-concurso-PJC-edital-inscricoes

Concurso PJC 2019 Inscrições

Outra dica importante, mas diferente das outras, não possui ligação direta sobre o concurso público, é contar para seus amigos e familiares sobre seu interesse em realizar o concurso, para que em momentos mais difíceis, seja durante as dificuldades do estudo, ou por causa da ansiedade nas vésperas da prova, é importante ter alguém que possa te dar um apoio e te ajudar a não desistir. Se você concurseiro tem interesse e pretende fazer parte do próximo concurso público, acesse o site da Policia Judiciaria Civil do Estado do Mato Grosso – PJC MT e fique de olhos nas publicações referente a concursos públicos, seja esperto e não deixe essa oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.

Selecionamos o melhor material para você estudar para esse concurso e ter aprovação garantida: comprar-apostila-concurso

Deixe seu Comentário